Uma empresa pequena que deseja crescer deve se preocupar com o uso e a aplicação de TI, bem como com seu planejamento. Isso é uma necessidade urgente, já que os negócios que não se adequam às tendências do mercado, nem se atualizam, tendem ao fracasso e à falência.
Para que isso não aconteça, é preciso estabelecer uma Política de TI nas médias empresas, assim como nas pequenas. Como a tecnologia da informação é um setor estratégico de um negócio, a política é fundamental para nortear as ações de todos os colaboradores. Veja a seguir!
Não importa o ramo da atividade de uma empresa. Basta que ela use alguma tecnologia, como computadores, internet, softwares ou um mero e-mail para que nasça a necessidade de ter uma Política de TI em vigor.
O uso de tecnologia deve ser feito conforme algumas regras pré-estabelecidas, o que é chamado de Política. Sua importância é fundamental para gerir um dos maiores ativos estratégicos dos negócios: a informação. E isso é feito com normas voltadas para a segurança da informação, ou seja, para proteger o fluxo de dados em todas as áreas da empresa.
Internet, e-mail pessoal, software, armazenamento em nuvem, hardware. Toda a infraestrutura é abrangida por uma Política de TI nas empresas PMEs.
Essas regras também são importantes para se ter um padrão de referência a ser seguido. O uso indevido de internet pessoal, por exemplo, causa uma grande perda de tempo e produtividade. Se o gestor consegue saber a relação de causa e efeito entre o uso e o tempo perdido, estabelecerá padrões adequados para que essa “falha” seja corrigida.
Assim, conseguirá implementar ações para redução das perdas e melhoria da produtividade. Não à toa, a pesquisa The Next Steps in Digital Transformation, da IDC InfoBrief, concluiu que uma das prioridades das empresas PMEs é melhorar a produtividade, o que as torna mais competitivas.
A Política de TI nas empresas PMEs deve abordar principalmente 6 áreas:
Em cada empresa, há uma Política de TI diferente, motivo pelo qual essas abordagens são apenas exemplos daquelas mais comuns. Não existe um padrão ou uma mentalidade específica, já que as diretrizes devem ser coerentes com a cultura e com a demanda corporativa.
Estabelecer e aplicar políticas e procedimentos é uma forma de fazer bom uso dos recursos de tecnologia disponíveis a todos os colaboradores. Considerando seu papel estratégico no crescimento dos negócios, é preciso auxílio profissional para fixá-las com cuidado.
Uma consultoria em TI pode ajudá-lo a identificar as necessidades de sua empresa, incluindo instalações, migrações e manutenção de sistemas de informação. Assim, é possível garantir o aumento da produtividade e a redução de custos.
Conheça como a consultoria da 4infra pode auxiliá-lo a fazer uma boa Política de TI!