(031) 3195-0580
4infra

Boas práticas de segurança da informação na sua empresa

Boas práticas de segurança da informação na sua empresa

Sua empresa possui dados que são o tesouro de sua existência. Informações que não podem ser perdidas ou divulgadas de forma alguma. Nos dias atuais, casos de ataques cibernéticos e vazamento de dados são vistos com frequência na mídia e são nesses ataques que uma organização pode perder tudo ou ter dados institucionais, funcionais e até de clientes vazados, tendo que se responsabilizar por isso. 

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD ainda não entrou em vigor no Brasil, mas é necessário todo cuidado com os dados pessoais. Mas, épossível proteger sua organização sem gastar muito? Sim, basta desenvolver boas práticas de segurança e assim, você contribui para o bem dos seus dados e a continuidade do seu negócio. É de extrema necessidade que a empresa tenha uma cultura de segurança e mantenha seus os colaboradores orientados quanto aos riscos e procedimentos. Veja abaixo algumas dicas importantes que devem ser compartilhadas com todos os funcionários da empresa:

Atualizações do Windows

Muitas vezes o usuário deixa de fazer atualizações por ser um processo lento, mas só é demorado quando não é feito com frequência. As atualizações em geral servem para corrigir bugs que o sistema operacional possui e também para trazer novas proteções para vulnerabilidades descobertas pelo sistema. É indicado que seja feita atualização em todos os computadores, servidores e demais ativos de empresa.

Cuidados com a senha

- Nunca crie senhas óbvias como data de nascimento, senhas sequenciais ex.: 1234 (uma das senhas mais usadas do mundo), inicias do nome, nome de cachorro, etc.

- Faça alteração da senha periodicamente.

- Utilize letras maiúsculas, minúsculas, número e caracteres especiais em uma mesma senha pois quanto maior, mais difícil de ser quebrada (descoberta).

O seu usuário é pessoal e intransferível

O seu usuário e permissões de acesso funções foram criados exclusivamente para você. Jamais deixe alguém usar o seu login ou passe a sua senha para terceiros. Você é responsável pelo que faz dentro da organização, portanto, se alguém utilizar seu usuário indevidamente, você será responsabilizado.

Crachá e credenciais de entrada

É extremamente importante o uso de crachás e/ou credenciais de acesso nas empresas que possuem catraca entre setores pois, dadas as permissões, cada credencial acessa determinado setor. Lembrando que o seu crachá, assim como suas senhas, é intransferível.

Cuidado com e-mails 

Phishing é um tipo de ataque realizado quando um cibercriminoso envia um e-mail bem parecido com os de rotina (bancos, empresas parceiras, serviços, etc.) contendo links ou anexos que, ao clicar, você estará abrindo uma porta para um hacker. Jamais caia no golpe do “clique aqui para gerar o boleto” pois os bancos jamais enviam esses tipos de links. Sempre leia o nome do remetente, observe se é um e-mail da sua rede de contatos e pense se solicitou algo para aquela empresa te enviar.

Por isso conte com a 4infra que é uma empresa de TI especializada em serviços gerenciados, onde cuidados do seu TI enquanto vocês focam em seu negócio! Solicite uma visita ou reunião! 

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down