Você já parou para avaliar quantas ferramentas integradas são utilizadas para fazer a sua empresa ter uma performance melhor? Com certeza não são poucas. Mas quantas delas conversam entre si? Se a resposta for “nenhuma”, talvez seja necessário rever suas estratégias de TI.
O uso de ferramentas integradas representa um grande avanço no mundo dos negócios, facilitando o acesso, a organização e o armazenamento das informações. Com o mercado cada vez mais competitivo, é impraticável ficar preso a uma única solução.
Hoje as ferramentas integradas já fazem parte do universo corporativo, garantindo eficiência em todo processo de gestão. Na prática, estamos falando de sistemas que se comunicam entre si, possibilitando otimização da informação, em tempo real, e controle unificado dos processos de TI.
Em outras palavras, os dados fornecidos ou produzidos pela organização não são analisados de forma isolada, mas integrados aos objetivos da companhia.
Por exemplo: o Help Desk é uma solução conhecida por resolver problemas técnicos de TI. Mas, com a integração, ele se torna mais inteligente, podendo gerenciar estações de trabalho, servidores, celulares e tablets a partir de comandos em um único painel de controle.
Dúvidas sempre podem surgir em relação a esse recurso, principalmente se vale a pena implantá-lo nas pequenas e médias empresas. Para te ajudar na decisão, listamos 5 benefícios de utilizar ferramentas integradas de TI:
As ferramentas integradas possuem várias funcionalidades, permitindo que usuários e TI trabalhem, em muitos casos, em uma mesma plataforma, melhorando o ritmo individual e coletivo.
É o caso do Outlook, um software que não apenas recebe e envia e-mails, mas agenda compromissos, gerencia contatos e bloco de notas, além de se integrar ao Teams para os alertas e encaminhamento para reuniões virtuais.
Quando se otimiza os processos internos com a integração de ferramentas, a gestão consegue sentir uma redução sensível nos custos, evitando a compra de mais recursos e o desperdício de tempo.
O Teams, por exemplo, é uma plataforma para videoconferências entre pessoas da mesma empresa ou convidados, permitindo o engajamento dos membros, acesso a outros aplicativos e demais ferramentas necessárias para o bom andamento da reunião.
Tudo isso diminui gastos com deslocamentos, viagens e custos com ligações, ajudando a empresa a redimensionar seu orçamento para ações mais focadas no desenvolvimento de sua atividade-fim.
O sucesso do empreendimento está muito ligado à organização das demandas diárias. As ferramentas integradas favorecem o gerenciamento de tarefas, permitindo delegar atividades, acompanhar prazos e estabelecer prioridades, auxiliando o gestor no monitoramento da performance da equipe.
Os softwares integrados são capazes de facilitar a comunicação entre empresa, funcionários, clientes e fornecedores, otimizando contatos, melhorando relacionamentos e automatizando processos.
Hoje, os públicos de interesse utilizam as ferramentas para interagir, buscar atendimento ou realizar negócios com a organização.
Um dos benefícios ao utilizar ferramentas integradas é a produção de relatórios inteligentes que permitem o acesso a informações exclusivas e pautadas em inputs qualitativos e quantitativos.
Por meio de gráficos, a empresa transforma dados brutos em insights poderosos para a tomada de decisão, como número de atendimentos telefônicos, horas gastas em reuniões ou índice de satisfação dos clientes.
Se você ainda não utiliza ferramentas integradas em seu negócio, talvez seja a hora de pensar no assunto. Cada vez mais essas soluções estão sendo incorporadas no mundo empresarial, com o objetivo de ajudar a ter agilidade, eficiência e, consequentemente, maior competitividade no mercado.
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