(031) 3195-0580
4infra

Wireless de alta performance

Wireless de alta performance

Na atualidade, as operações de uma empresa são quase todas baseadas na internet. Isso quer dizer que, sem uma rede wireless de alta performance, a organização corre grandes riscos de ter perdas financeiras devido à indisponibilidade.

Por isso, é muito importante implementar e gerenciar uma rede corporativa que dê conta do volume de negócios, certo? Veja a importância de contar com wireless de alta performance!

O que é wireless de alta performance?

Wireless de alta performance é a rede Wi-Fi que se mantém estável e disponível, com o menor número de interferências possível, diante do acesso simultâneo de vários dispositivos e de diversos tipos de conteúdo.

Ao contrário da rede wi-fi padrão que utilizamos em casa, a wireless de alta performance deve ser configurada de forma adequada às particularidades da infraestrutura empresarial. Não basta apenas ligar o modem e o roteador na tomada e no computador, como fazemos no ambiente doméstico.

Como instalar wireless de alta performance em empresas?

São três as etapas para instalar wireless de alta performance em empresas: planejamento, instalação e acompanhamento.

O planejamento deve ser estruturado em cima dos objetivos a serem atendidos e das especificações que darão conta da demanda de conexão da empresa. Assim, a rede atenderá aos usuários com precisão e eficiência, sem lentidão do sistema em momentos críticos e sendo capaz de se expandir quando necessário.

Para um bom planejamento, o gestor deve analisar o ambiente e o propósito da empresa fazendo uma análise da rede corporativa, da área de cobertura e dos dispositivos que se conectarão a ela. A partir do planejamento, será possível entender o tipo de infraestrutura necessária (equipamentos, local e modo da infraestrutura).

A instalação gerenciada é o momento de colocar em prática o planejamento. Ela será feita conforme as observações estratégicas do seu negócio, o que garante melhores resultados à rede e melhor suporte pela equipe de TI. Ao configurar corretamente os equipamentos e as ferramentas, é possível maximizar o desempenho de Wi-Fi.

Após a instalação, basta acompanhar o funcionamento da rede wireless de alta performance. Isso ajudará a evitar problemas, a entender como suprir as demandas e a encontrar as oportunidades de aperfeiçoar essa infraestrutura.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Quando comparamos a rede wireless de alta performance com a rede padrão, o primeiro benefício notado na empresa é o local de trabalho mais produtivo. Isso porque um dos objetivos dessa tecnologia é minimizar as interferências na rede.

Para tanto, ela trata os problemas com jitter (atraso do recebimento de pacotes, resultando em dados recebidos “fora de ordem” ou sem sincronia)” por meio de ferramentas de controle (CAC - Call Admission Control). A rede estável possibilita aos colaboradores trabalharem sem interrupções e sem falhas de comunicação.

Outro benefício que a wireless de alta performance proporciona é diminuir as interferências causadas por outros pontos de acesso (que podem ser inclusive eletrônicos como telefones sem fio, microondas, Bluetooth etc.). Ela permite a análise automática da intensidade do problema por meio de chipsets ou rádios dedicados e o trata sem que haja prejuízo aos usuários conectados.

E a vantagem mais evidente de uma rede de alta performance é a velocidade. Vários dispositivos adotam um padrão que, popularmente, vem sendo chamado de “gigabit Wi-Fi”. Na linguagem técnica, é o padrão IEEE 802.11ac, que permite alcançar uma velocidade de até 1.3 Gbps, com velocidade real de 910 Mbps. Provavelmente, a rede Fast Ethernet da sua empresa tem uma velocidade 9 vezes menor.

Para completar, os equipamentos desse padrão são compatíveis com outras redes que possuem rádios que operam com padrões antigos. Isso significa maior performance.

O empresário que adota wireless de alta performance pode usufruir de benefícios importantes para seu negócio. Porém, para que isso seja possível, é preciso dimensionar a tecnologia de forma correta e adequada em seu ambiente, o que pode ser feito com a ajuda de uma consultoria de TI, como a 4infra!

Fale conosco!


19 de outubro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down