5 razões para contratar uma consultoria de TI ainda hoje

5 razões para contratar uma consultoria de TI ainda hoje

Em um mundo onde quase tudo está ligado a sistemas, redes e aplicativos, é difícil imaginar uma empresa que não utiliza recursos tecnológicos em suas estratégias de negócio.  

Aliás, muitas organizações, para que se mantenham competitivas, destinam boa parte do seu orçamento no investimento em tecnologia da informação. Na lista de compras estão equipamentos e softwares, arquitetura de redes, busca de antivírus e outros sistemas de segurança. 

Além disso, há, também, a necessidade de implantação de help desk e contratação de profissionais capacitados. Outros importantes mecanismos favorecem o desenvolvimento das atividades-fim.

Mas, se não quiser – ou puder – investir na montagem de uma estrutura própria, o gestor tem uma saída mais econômica e tão boa quanto. Estamos falando sobre contratar uma consultoria de TI. Essa empresa pode fazer todo o planejamento e execução da parte tecnológica. 

Ao fazer essa escolha, a empresa tem a excelência nos serviços de tecnologia e pode focar ainda mais recursos para atender às necessidades de seus próprios clientes.

Mas, afinal, o que é consultoria de TI?

Quando falamos em consultoria de TI, é comum vir à mente a imagem de técnicos trabalhando no desenvolvimento de softwares para as empresas. Ainda que esse seja um dos serviços mais requisitados do setor, a consultoria abrange muito mais ações. 

Trata-se de um serviço contratado pelas organizações que envolve avaliação e aconselhamento especializado. Ele tem, como objetivo, melhorar a estrutura e o desempenho da área de TI.

Em outras palavras, o consultor é capacitado a fazer um diagnóstico dos problemas e necessidades do setor e, a partir dos seus estudos, monta um projeto apontando as melhores soluções. Se aprovado pelo cliente, é só colocar o plano em ação.

Outro aspecto de grande relevância da consultoria de TI é o suporte permanente, ou por demanda, para questões rotineiras da tecnologia informacional. Esse é um ponto importante após a implantação do projeto, já que a TI é um setor dinâmico, apresentando mudanças constantes.

De forma geral, um contrato com uma consultoria de TI viabiliza a adaptação significativa a cenários complexos, caso a empresa que presta o serviço esteja de acordo com as melhores práticas do mercado. Isso engloba, entre outras atividades, análise dos sistemas, planejamento, implementação, monitoramento e controle dos processos.

Porque devo contratar uma consultoria de TI?

Ainda que a TI seja uma área estratégica, muitos gestores ainda não sabem com clareza se há necessidade para a contratação de uma consultoria de TI.

Essa realidade é ainda mais visível em ambientes tradicionalmente centralizadores. Mas, quando há o interesse em estudar a possibilidade, vê-se que optar pelo serviço terceirizado é a decisão mais acertada que se pode tomar. Afinal, a tecnologia permeia quase todas as atividades da organização, mas, na maioria das vezes, não é o foco do negócio.

Para que você se convença dessa necessidade, vamos apresentar 5 razões para a sua empresa contratar uma consultoria de TI ainda hoje:

#1 Economia 

Esse talvez seja o motivo que mais encha os olhos dos gestores. Afinal, quem não quer realizar mais gastando menos?

Ao contratar uma consultoria de TI, a organização terá ao seu dispor os melhores e mais capacitados profissionais de tecnologia, sem vínculo empregatício e sem os custos que envolvem o regime CLT.

Em complemento, é possível eliminar outros gastos, como impostos, taxas, manutenção e troca de equipamentos. Assim, o gestor pode contratar o serviço com horas ilimitadas ou por demanda, pagando apenas o período necessário para a resolução do problema. 

#2 Otimização dos processos

Muitas instituições perdem tempo e dinheiro devido aos processos morosos, antigos, ineficientes e que trazem pouco resultado às corporações. Uma boa consultoria de TI pode ajudar a gestão a melhorar o fluxo de processos, implementando sistemas de gestão para otimizar as atividades e a comunicação entre os times.

Isso tem como resultado final a garantia de agilidade, transparência e produtividade em toda a empresa.

#3 Profissionais especializados

Ao contratar profissionais de TI em regime CLT, é indispensável separar uma verba para que a empresa possa, sempre que possível, arcar com cursos de aperfeiçoamento no setor. Afinal, estamos falando de uma área em que não é permitido ser desatualizado.

Quando escolhe contratar uma consultoria de TI, a empresa não precisa se preocupar com esse investimento. Uma das grandes vantagens da terceirização é que as empresas prestadoras do serviço já possuem profissionais atualizados e especializados nas mais diversas áreas de TI, como backup, servidores, rede, virtualização e outros. 

Os especialistas de uma consultoria de TI estão sempre atentos às inovações do mercado para direcionar soluções conforme as estratégias de cada cliente.

#4 Ganho de tempo

Se você quer aproveitar a equipe interna para resolver os problemas de tecnologia da sua empresa, sentimos informar, mas está perdendo tempo. E, como o mercado sempre profetiza, tempo é dinheiro.

Acontece que as ferramentas e sistemas mudam com uma rapidez tão significativa que não vale a pena delegar processos de TI a quem não tem especificamente essa função. E, caso o profissional não esteja de olho nas inovações, todas as atividades da companhia podem ser inviabilizadas por escolhas ultrapassadas.

Com a consultoria especializada em TI é possível dimensionar as necessidades, provisionar backups, estruturar servidores e agendar manutenções preventivas, diminuindo o tempo com paradas inesperadas. E mais: sua equipe contratada pode assumir funções mais estratégicas para a empresa, inclusive dentro da área de tecnologia da informação.

#5 Melhoria dos níveis de segurança

Uma das grandes preocupações das empresas está relacionada ao vazamento e perda de informações. Esse tipo de evento provoca prejuízos incalculáveis para as organizações.

Para que o risco ao seu negócio seja mínimo, é preciso gerar um ambiente seguro e confiável, investindo em manutenções preventivas, recursos avançados de segurança e monitoramento de servidores.

A consultoria de TI é o apoio que você precisa nesse quesito, pois a empresa contratada vai gerenciar sistemas e equipamentos de forma ativa, a fim de evitar ataques cibernéticos e roubos de dados.

Quer deixar sua empresa mais ágil e competitiva? Não deixe para amanhã o que pode ocorrer ainda hoje. Entre em contato com a 4Infra e converse com um de nossos especialistas. 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
31 de janeiro de 2020

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