Aqui no blog da 4infra, já falamos sobre metodologias ágeis em outros momentos. Hoje, falaremos da metodologia Scrum, queridinha de muitas equipes de TI.
A metodologia Scrum é uma metodologia ágil para gestão de projetos e planejamento de projetos de software.
O termo, popular, foi desenvolvido por Jeff Sutherland, um piloto de aeronáutica que tinha como objetivo entender como tornar o desenvolvimento de processos e projetos mais ágil.
Antes de entender mais sobre Scrum, porém, precisamos voltar um pouco e abordar as metodologias ágeis. Existem várias metodologias, cada uma com seus processos.
As metodologias ágeis são um conjunto de técnicas e pilares que possuem como objetivo melhorar a gestão dos projetos e oferecer mais rapidez, flexibilidade e eficiência, sem deixar de lado a escalabilidade.
Para as metodologias ágeis, é importante a melhoria contínua dos processos, os feedbacks constantes, e as entregas rápidas mas com qualidade, flexibilidade e adaptabilidade.
Existem diversos tipos de metodologias ágeis. As mais populares são a metodologia Scrum (o que vamos abordar hoje!), o KANBAN, XP e Lean.
Todas elas, porém, utilizam como pilares os fundamentos abaixo:
O método Scrum propõe a divisão de projetos em pequenos ciclos de atividades, para melhor acompanhamento das etapas que compõem o projeto.
Por isso, os projetos no Scrum são divididos em ciclos denominados sprints (podem ser mensais ou quinzenais). O sprint representa um conjunto de atividades a serem feitas naquele tempo.
Durante o sprint são feitas reuniões diárias (comumente chamadas de “daily sprint”, ou apenas “daily”) que tem como objetivo alinhar a equipe em relação ao trabalho que foi desenvolvido no dia anterior.
É também uma boa oportunidade para identificar empecilhos e dificuldades que possam estar atrasando o desenvolvimento do projeto. Com o acompanhamento de perto, fica mais fácil resolver possíveis problemas.
Ao final de cada sprint, a equipe se reúne para compartilhar os avanços e insights desenvolvidos durante o período de trabalho. Após esse compartilhamento, o ciclo se reinicia, com foco em novas atividades.
Trabalhar com a metodologia Scrum oferece muitas vantagens, principalmente às equipes de TI. As principais são:
Equipes motivadas são mais produtivas, buscam soluções inovadoras e diminuem a rotatividade na empresa. O método Scrum aumenta muito a motivação dos funcionários, já que observar atentamente projetos sendo desenvolvidos traz sensação de realização.
O método Scrum traz mais transparência aos processos. Com reuniões diárias e tarefas devidamente segmentadas, o gestor pode perceber mais facilmente como andam os processos e quais são as falhas existentes.
A terceira vantagem é uma consequência da segunda! Com mais transparência nos processos, as equipes conseguem identificar gargalos e falhas com mais facilidade, atuando diretamente em cima dos problemas.
O resultado são menos erros ao longo dos sprints e mais espírito de resolução.
Na metodologia Scrum, os projetos são desenvolvidos em equipe e as tarefas são segmentadas. Por isso, os servidores têm mais facilidade de perceber seu papel para o desenvolvimento e andamento das tarefas.
Isso cria nos funcionários o espírito de equipe, e incentiva a cooperação mútua e a colaboração.
Equipes de Scrum são compostas basicamente por três papéis:
O Product Owner é o responsável por decidir o que será feito e qual a ordem de prioridade. É o servidor responsável pelo sucesso global do projeto e comunica à equipe uma visão clara de quais são os objetivos de cada sprint.
Já o Scrum Master é responsável por executar a liderança do processo e ajudar a equipe de Scrum a desenvolver sua própria abordagem da metodologia.
O time de desenvolvimento, por sua vez, é a equipe multidisciplinar que realizará tarefas dentro do sprint. É importante que a equipe se autogerencie, mas o Scrum Master deve também fazer seu papel de liderança.
A metodologia Scrum pode trazer várias vantagens para o desenvolvimento de projetos em TI. Quer saber mais e continuar aplicando as dicas da 4infra? É só continuar lendo o nosso blog!