Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 

Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 

Tendência na área de arquitetura de dados, o Data Mesh é uma das inovações recentes no setor de tecnologia e inovação. Se antes as informações interessavam apenas a área de TI, hoje outros setores as usam no processo de tomada de decisão. 

Os números ajudam outros setores como de comunicação e marketing a compreender o comportamento do consumidor. O design começa a ser pensado a partir da experiência do cliente. 

Tudo isso faz parte das mudanças que estão acontecendo no meio digital. O Data Mesh faz parte dessa transformação que compreende a arquitetura de dados de forma diferentes de conceitos como o data warehouse e o data lake

O que é o Data Mesh?

Conceito recente proposto pela diretora de tecnologias emergentes da Thoughtworks América do Norte, a Zhamak Dehghani, o Data Mesh é uma nova abordagem ligada à organização e projeção de dados. 

Diferente de outras abordagens, que propõe uma arquitetura mais centralizada como o data lake, o Data Mesh segue um movimento contrário. O conceito busca uma arquitetura informações aconteça de forma descentralizada. 

Além da descentralização, o Data Mesh também tem outra perspectiva para os dados. Assim, essas informações são disponibilizadas como um produto. Por conta dessa nova forma de enxergar a organização das informações, isso desafia formas tradicionais. 

No caso do Big Data, por exemplo, é proposto uma forma centralizada de lidar com as informações, já que assim seria potencializado o poder de análise. Dentro da perspectiva do Data Mesh, esse potencial só ocorre quando acontece uma distribuição. 

Ou seja, só é possível desenvolver e proporcionar mais inovação, a partir do momento que os grupos que detêm esse grande volume de dados. Assim, os dados seriam tratados como produtos nesse processo. 

O que essa novidade promete para a área?

A partir da observação dessa dinâmica, o Data Mesh propõe a democratização dos dados. Isso a partir da adoção de um novo modelo de governança para a área de TI. 

Por isso, o Data Mesh propõe a descentralização dos dados, como uma forma de democratização das informações. Além disso, essa nova perspectiva também destaca que a experiência dos consumidores de dados deve ser priorizada. 

Nesse sentido, essa nova forma de pensar a arquitetura de dados promete mais facilidade no acesso a conjuntos de domínios. Outro pacto está ligado ao potencial de analisar informações em escala

Além disso, o Data Mesh promete aprimorar problemas apresentados pela organização centralizada do Big Data. Uma dessas questões está ligada às plataformas monolíticas. 

Isso porque, a falta de várias fontes de dados, por exemplo, pode minar com boas ideias que surgiram a partir desse intercâmbio de informações. Assim, informações valiosas se perdem por conta da centralidade das plataformas. 

Outras questão apontada é que, essa forma centralizada inibe o cruzamento de dados. Isso dificulta a possibilidade de ligar diferentes conjuntos, o que poderia gerar novas observações sobre realidades operacionais. 

O intercâmbio entre diferentes áreas é também outra proposta. Se formatos tradicionais podem isolar áreas e equipes de trabalho, a novidade na arquitetura de dados busca a troca de informação entre diferentes áreas.

Com isso, aconteceria o desenvolvimento de equipes mais ágeis. Além disso, o Data Mesh propõe reduzir o backlog do profissional de TI. O resultado disso são projetos mais independentes e rápidos. 

O Data Mesh é uma das inovações disponíveis no setor de TI. Acompanhe outras novidades no blog da 4infra

 

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
24 de setembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down