(031) 3195-0580
4infra

JIRA Software: o que é e para que serve?

JIRA Software: o que é e para que serve?

Você já ouviu falar no JIRA Software? A família JIRA, desenvolvida pela Atlassian, permite que times de TI trabalhem com foco em entregas ágeis.

Entre a família JIRA, estão o JIRA Service Desk, o JIRA Core e o JIRA Software. O Service desk é ideal para times de centrais de atendimento, enquanto o Core é desenvolvido para times de negócios.

Neste artigo, falaremos sobre o JIRA Software e sua importância e benefícios para as equipes de TI.

O que é JIRA Software?

O JIRA Software é um software pensado para o uso em metodologias ágeis, como o Scrum ou o Kanban. 

O software permite o gerenciamento de projetos e monitoramento de tarefas em um único lugar, garantindo o alinhamento entre a equipe e a execução das demandas.

O JIRA é um software que permite a flexibilidade nos processos de acordo com as necessidades de cada equipe. Além disso, ajuda a organizar o fluxo de trabalho e oferece relatórios gerados de acordo com o framework escolhido. 

Quais são os benefícios de utilizar o JIRA Software?

O software da Atlassian contribui em uma tarefa essencial para o desenvolvimento dos serviços: a organização e o gerenciamento de demandas.

Além disso, o JIRA conecta as equipes, oferecendo informações claras e práticas para todos. Isso auxilia o alinhamento e aumenta a sinergia entre os servidores.

Outra vantagem importante do JIRA é que ele permite que o gestor determine regras para os processos e impede que essas regras sejam desrespeitadas. 

Isso auxilia muito não só na condução dos serviços, mas também na motivação da equipe, que entenderá exatamente como dar seguimento a demanda e não perderá tempo com informações cruzadas.

A motivação da equipe dentro de um projeto pode parecer uma vantagem menor, mas é essencial. Equipes felizes com o trabalho e motivadas são produtivas e proativas. Isso é excelente, não é?

Além disso, o JIRA utiliza um velho conhecido de muitos para a organização do trabalho: os workflows. Os workflows, como já falamos neste artigo, são muito benéficos para otimizar processos. 

Relatórios e dashboards

Como saber se o trabalho está funcionando? Quais metas devem ser seguidas? Como implementar mudanças necessárias?

Para saber tudo isso e muito mais, a gestão de um projeto precisa se basear em dados objetivos. Tomadas de decisão amparadas em dados trazem mudanças mais efetivas e duradouras.

Por isso, o JIRA Software oferece relatórios já prontos e permite que você configure os seus próprios, de acordo com as métricas que fazem mais sentido para o negócio.

Já os dashboards são perfeitos para analisar o andamento dos métodos ágeis e identificar o que pode ser melhorado no processo.

Como utilizar o JIRA Software?

Qualquer time pode utilizar o JIRA Software. Em equipes de TI, entretanto, em que o alinhamento e a organização são essenciais, o JIRA é ainda mais importante. 

Para configurar o software e utilizá-lo da melhor maneira, você pode adquirir o programa em SaaS ou comprá-lo em Cloud. 

Também é possível comprar uma versão e auto-hospedar em um servidor próprio. Nesse caso, você deve buscar pelo chamado Jira Server. 

Em caso de dúvidas, você pode também contar com suporte especializado em infraestrutura de TI. A 4infra Consultoria em TI - Suporte em TI está disponível e pronta para oferecer um plano de prevenção e assessoria para sua empresa.

Quer utilizar o JIRA Software para otimizar seus processos? Marque um horário com um de nossos especialistas aqui! 


25 de junho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down