Você já ouviu falar no JIRA Software? A família JIRA, desenvolvida pela Atlassian, permite que times de TI trabalhem com foco em entregas ágeis.
Entre a família JIRA, estão o JIRA Service Desk, o JIRA Core e o JIRA Software. O Service desk é ideal para times de centrais de atendimento, enquanto o Core é desenvolvido para times de negócios.
Neste artigo, falaremos sobre o JIRA Software e sua importância e benefícios para as equipes de TI.
O JIRA Software é um software pensado para o uso em metodologias ágeis, como o Scrum ou o Kanban.
O software permite o gerenciamento de projetos e monitoramento de tarefas em um único lugar, garantindo o alinhamento entre a equipe e a execução das demandas.
O JIRA é um software que permite a flexibilidade nos processos de acordo com as necessidades de cada equipe. Além disso, ajuda a organizar o fluxo de trabalho e oferece relatórios gerados de acordo com o framework escolhido.
O software da Atlassian contribui em uma tarefa essencial para o desenvolvimento dos serviços: a organização e o gerenciamento de demandas.
Além disso, o JIRA conecta as equipes, oferecendo informações claras e práticas para todos. Isso auxilia o alinhamento e aumenta a sinergia entre os servidores.
Outra vantagem importante do JIRA é que ele permite que o gestor determine regras para os processos e impede que essas regras sejam desrespeitadas.
Isso auxilia muito não só na condução dos serviços, mas também na motivação da equipe, que entenderá exatamente como dar seguimento a demanda e não perderá tempo com informações cruzadas.
A motivação da equipe dentro de um projeto pode parecer uma vantagem menor, mas é essencial. Equipes felizes com o trabalho e motivadas são produtivas e proativas. Isso é excelente, não é?
Além disso, o JIRA utiliza um velho conhecido de muitos para a organização do trabalho: os workflows. Os workflows, como já falamos neste artigo, são muito benéficos para otimizar processos.
Como saber se o trabalho está funcionando? Quais metas devem ser seguidas? Como implementar mudanças necessárias?
Para saber tudo isso e muito mais, a gestão de um projeto precisa se basear em dados objetivos. Tomadas de decisão amparadas em dados trazem mudanças mais efetivas e duradouras.
Por isso, o JIRA Software oferece relatórios já prontos e permite que você configure os seus próprios, de acordo com as métricas que fazem mais sentido para o negócio.
Já os dashboards são perfeitos para analisar o andamento dos métodos ágeis e identificar o que pode ser melhorado no processo.
Qualquer time pode utilizar o JIRA Software. Em equipes de TI, entretanto, em que o alinhamento e a organização são essenciais, o JIRA é ainda mais importante.
Para configurar o software e utilizá-lo da melhor maneira, você pode adquirir o programa em SaaS ou comprá-lo em Cloud.
Também é possível comprar uma versão e auto-hospedar em um servidor próprio. Nesse caso, você deve buscar pelo chamado Jira Server.
Em caso de dúvidas, você pode também contar com suporte especializado em infraestrutura de TI. A 4infra Consultoria em TI - Suporte em TI está disponível e pronta para oferecer um plano de prevenção e assessoria para sua empresa.
Quer utilizar o JIRA Software para otimizar seus processos? Marque um horário com um de nossos especialistas aqui!