Roteador Wireless - o que fazer em caso de problemas

Roteador Wireless - o que fazer em caso de problemas

O wi-fi corporativo pode apresentar problemas que o gestor deve identificar imediatamente. Não é possível, em um mercado tão competitivo, ficar offline e deixar toda a equipe sem produzir. Em muitos casos, o problema está no roteador wireless, que pode desconfigurar em determinadas situações.

Por isso, é importante ter conhecimento sobre como configurá-lo e retomar as atividades do negócio. Veja a seguir!

 

 

Configurando um Roteador Wireless em caso de problemas

 

Roteador Wireless - o que fazer em caso de problemas

O primeiro passo quando o gestor de uma pequena empresa se depara com problemas no Roteador Wireless é verificar os cabos conectados de energia e de Ethernet. O equipamento que para de transmitir sinal Wi-Fi ou está desligado pode estar somente desconectado, seja por algum acidente no manuseio do aparelho. Se está tudo certo com os cabos, siga as etapas seguintes.

 

Reinicie as configurações do roteador

O roteador parou de funcionar? Suas luzes estão piscando, e o sinal Wi-Fi não está sendo transmitido? Tentar recuperar o equipamento resetando suas configurações. Há roteadores que já vêm com um botão na parte traseira, que permitem a formatação simplificada. Com essa medida, o roteador ficará como se estivesse novo, com as configurações de fábrica. Assim, o usuário poderá reconfigurá-lo da melhor forma, claro que é necessário um conhecimento mínimo para redefinir as configurações do roteador.

Entretanto, essa medida não resolverá a questão se o problema for físico (peças e antenas).

 

Atualize o firmware

Firmware é um programa que controla as funções básicas do roteador. Pode ser que o problema esteja exatamente nele, e atualizá-lo pode ser a saída para recuperar seu equipamento. O fabricante do roteador pode ter liberado algum ajuste para resolver bugs ou medidas de compatibilidade de sistema.

Para atualizá-lo, acesse as configurações do modelo ou o número de IP para ter as informações completas sobre a versão do firmware. No site do fabricante, é possível encontrar o download do arquivo atualizado. É só seguir os passos expostos.

 

Mude o canal wireless

Seu Roteador Wireless pode apresentar problemas com a grande quantidade de roteadores sem fio nas proximidades. Isso causa mútua interferência, porque é comum que eles enviem sinais na mesma frequência. Por isso, mudar o canal Wireless pode ser a resposta para a questão.

 

Mude o roteador de lugar

Você sabia que alguns objetos podem bloquear o sinal da rede sem fio? Metal, microondas e alguns telefones sem fio são bons exemplos. Por isso, uma medida simples é reposicionar seu roteador. Lembre-se de que a antena do aparelho deve estar na posição vertical para oferecer uma área de cobertura maior.

 

 

Configurações de instalação corretas

Se nenhuma dessas medidas foi eficiente para resolver o problema do seu Roteador Wireless, é preciso se atentar às configurações de instalação utilizadas. A dica ao reiniciá-las é exatamente para o caso de desconfiguração do equipamento. Para configurar corretamente, você deve:

  • Verificar o endereço de IP do dispositivo (manual do aparelho ou adesivo colado embaixo da peça);
  • Digitar o endereço de IP no navegador;
  • Digitar o nome de usuário e a senha padrão definidos pelo fabricante;
  • Em caso de primeira conexão do modem ao computador, a configuração é automática;
  • Se desejar, você pode configurar a conexão Wi-Fi.

 

Problemas na internet

O problema com seu roteador wireless persiste? Investigue sua conexão com a internet. As luzes indicativas de “Wi-Fi” e Internet estão ativas (luzes estáticas) ou tentando conexão (piscando)? Faça um teste de conexão com o cabo Ethernet ligado diretamente no computador. Depois, desligue o roteador por 30 segundos e ligue-o novamente.

Um roteador wireless pode parecer um equipamento de simples instalação na rede corporativa, até que o primeiro problema apareça. Essas dicas podem resolver as questões, mas é muito importante que a empresa possua uma equipe de TI remota pronta para ajudá-la na resolução desses problemas. Assim, o sistema é mantido sempre disponível, contribuindo para a produtividade e o lucro do negócio.Precisa de assistência remota? Converse com a 4infra!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa que Vende PABX
21 de janeiro de 2025
Sistema de PABX em Nuvem
21 de janeiro de 2025
Sistema de Telefonia VoIP
21 de janeiro de 2025
1 2 3 216

chevron-down