Você já ouviu falar em metodologias ágeis? Em um mercado cada dia mais competitivo, as empresas precisam se destacar frente aos concorrentes e oferecer processos rápidos e eficientes.
As metodologias ágeis são boas opções para oferecer inovação e qualidade de maneira rápida e escalável. Se sua empresa ainda não as utiliza, saiba que elas podem ser a peça que faltava para melhorar a qualidade de seus serviços.
Elas surgiram com o Manifesto Ágil, declaração de princípios para desenvolvimento de software. Assim, deixaram para trás modelos antigos e tradicionais de produção, abandonando burocracias desnecessárias e focando no que importa.
São um conjunto de técnicas e pilares que possuem como objetivo melhorar a gestão dos projetos e oferecer mais rapidez, flexibilidade e eficiência, sem deixar de lado a escalabilidade.
Fazem parte das metodologias ágeis a melhoria contínua dos processos, feedbacks constantes, entregas rápidas mas com qualidade, flexibilidade e adaptabilidade.
Entre os principais pilares das metodologias ágeis, estão:
Faz parte do processo valorizar as pessoas envolvidas no projeto. É delas que virá o feedback, a flexibilidade e a qualidade das entregas.
Mais importante do que documentos e burocracias é o funcionamento do projeto e dos softwares envolvidos.
A adaptabilidade é uma habilidade muito importante aos servidores que trabalham com metodologias ágeis. Mais importante do que se ater ao plano original é saber mudar de direção quando necessário.
Reforça-se o aspecto humano nas metodologias ágeis. A qualidade das parcerias é excelente para o bom andamento do negócio.
Existem vários tipos de metodologias ágeis disponíveis. Antes de escolher a melhor para sua empresa, entenda as características de cada uma.
O método Scrum tem como objetivo gerar valor com entregas de alta qualidade em períodos curtos bem definidos, chamados sprints (geralmente de 15 em 15 dias). Ao final do período, os servidores apresentam o que conseguiram entregar para o cliente e discutem feedbacks para o próximo sprint.
O método Kanban utiliza cartões e outros dispositivos visuais para facilitar a clareza dos processos e dos projetos. Assim, a equipe consegue visualizar as tarefas de cada um, do micro ao macro, e entender como elas gerarão resultados funcionais.
É possível utilizar sistemas online ou físicos para realizar o Kanban. À medida que as tarefas forem sendo realizadas, os funcionários atualizam o status delas (a fazer, em andamento, concluído).
A metodologia XP se assemelha a Scrum, mas, ao contrário da primeira, têm como foco o desenvolvimento de funções técnicas. O objetivo é buscar boas práticas para a execução de tarefas.
Como benefícios, oferece a redução das incertezas, melhoria constante e mais previsibilidade aos processos.
O Lean Manufacturing visa a maximização de valor e agilidade na entrega, com um método sistemático dividido em quatro etapas:
Para implementar metodologias ágeis em seu negócio, identifique quem será o funcionário responsável por coordená-las. Depois disso, selecione o espaço de trabalho: ele será virtual ou físico? Se será virtual, qual servidor será usado?
Depois, é só reunir as tarefas e começar a aplicar os métodos. Lembre-se que é importante ser flexível e avaliar aos poucos o resultado de cada uma para seu negócio. Os funcionários também precisam se adaptar e construir a adaptabilidade necessária para o modelo.
Para facilitar o processo, você também pode contar com a ajuda da 4infra, que utiliza a tecnologia a favor de sua empresa. Agende a sua consultoria e entenda como os métodos ágeis podem impulsionar os resultados de sua empresa!