(031) 3195-0580
4infra

Como trabalhar com metodologias ágeis?

Como trabalhar com metodologias ágeis?

Você já ouviu falar em metodologias ágeis? Em um mercado cada dia mais competitivo, as empresas precisam se destacar frente aos concorrentes e oferecer processos rápidos e eficientes. 

As metodologias ágeis são boas opções para oferecer inovação e qualidade de maneira rápida e escalável. Se sua empresa ainda não as utiliza, saiba que elas podem ser a peça que faltava para melhorar a qualidade de seus serviços.

Elas surgiram com o Manifesto Ágil, declaração de princípios para desenvolvimento de software. Assim, deixaram para trás modelos antigos e tradicionais de produção, abandonando burocracias desnecessárias e focando no que importa. 

O que são metodologias ágeis? 

São um conjunto de técnicas e pilares que possuem como objetivo melhorar a gestão dos projetos e oferecer mais rapidez, flexibilidade e eficiência, sem deixar de lado a escalabilidade.

Fazem parte das metodologias ágeis a melhoria contínua dos processos, feedbacks constantes, entregas rápidas mas com qualidade, flexibilidade e adaptabilidade.

Entre os principais pilares das metodologias ágeis, estão:

#1. pessoas são mais importantes do que ferramentas;

Faz parte do processo valorizar as pessoas envolvidas no projeto. É delas que virá o feedback, a flexibilidade e a qualidade das entregas.

#2. funcionamento é mais importante que burocracias;

Mais importante do que documentos e burocracias é o funcionamento do projeto e dos softwares envolvidos. 

#3. a flexibilidade é mais importante do que o plano original;

A adaptabilidade é uma habilidade muito importante aos servidores que trabalham com metodologias ágeis. Mais importante do que se ater ao plano original é saber mudar de direção quando necessário. 

#4. parcerias são mais importantes que contratos.

Reforça-se o aspecto humano nas metodologias ágeis. A qualidade das parcerias é excelente para o bom andamento do negócio.

Conheça as principais metodologias ágeis

Existem vários tipos de metodologias ágeis disponíveis. Antes de escolher a melhor para sua empresa, entenda as características de cada uma. 

Scrum

O método Scrum tem como objetivo gerar valor com entregas de alta qualidade em períodos curtos bem definidos, chamados sprints (geralmente de 15 em 15 dias). Ao final do período, os servidores apresentam o que conseguiram entregar para o cliente e discutem feedbacks para o próximo sprint. 

KANBAN

O método Kanban utiliza cartões e outros dispositivos visuais para facilitar a clareza dos processos e dos projetos. Assim, a equipe consegue visualizar as tarefas de cada um, do micro ao macro, e entender como elas gerarão resultados funcionais. 

É possível utilizar sistemas online ou físicos para realizar o Kanban. À medida que as tarefas forem sendo realizadas, os funcionários atualizam o status delas (a fazer, em andamento, concluído).

XP

A metodologia XP se assemelha a Scrum, mas, ao contrário da primeira, têm como foco o desenvolvimento de funções técnicas. O objetivo é buscar boas práticas para a execução de tarefas.

Como benefícios, oferece a redução das incertezas, melhoria constante e mais previsibilidade aos processos.

Lean

O Lean Manufacturing visa a maximização de valor e agilidade na entrega, com um método sistemático dividido em quatro etapas:

  • identificar melhorias;
  • planejar processos;
  • executar mudanças;
  • revisar as melhorias.

Como implementar metodologias ágeis em seu negócio?

Para implementar metodologias ágeis em seu negócio, identifique quem será o funcionário responsável por coordená-las. Depois disso, selecione o espaço de trabalho: ele será virtual ou físico? Se será virtual, qual servidor será usado?

Depois, é só reunir as tarefas e começar a aplicar os métodos. Lembre-se que é importante ser flexível e avaliar aos poucos o resultado de cada uma para seu negócio. Os funcionários também precisam se adaptar e construir a adaptabilidade necessária para o modelo. 

Para facilitar o processo, você também pode contar com a ajuda da 4infra, que utiliza a tecnologia a favor de sua empresa. Agende a sua consultoria e entenda como os métodos ágeis podem impulsionar os resultados de sua empresa!


17 de maio de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down