(031) 3195-0580
4infra

Importância de fazer um Site Survey para projeto de Wi-Fi

Importância de fazer um Site Survey para projeto de Wi-Fi

Como anda sua rede corporativa? Está notando momentos de lentidão e não sabe o motivo? Provavelmente, na hora de implementar um projeto de Wi-FI, alguma etapa do planejamento não foi cumprida.

Você sabe se foi feito um Site Survey ou não faz ideia do que é isso? Se não sabe, fique tranquilo, pois esse termo é bastante técnico. Ele pode ser fundamental na hora de implantar seu Wi-Fi corporativo, veja por quê!

O que é Site Survey?

Site Survey é uma ferramenta de detecção de problemas de performance de infraestrutura de uma rede. Em outras palavras, é uma metodologia que analisa e estuda o ambiente de forma minuciosa para verificar as variáveis que impactam os resultados da rede corporativa.

Esse procedimento é muito relevante para os projetos de radiocomunicação, porque, antes de implantar uma rede, é preciso conhecer sua capacidade para atender às demandas necessárias da empresa e quais seus aspectos para uma instalação satisfatória.

Onde o links podem ficar prejudicados? Onde estão as áreas de sombra? Caso sejam identificadas, é preciso ter replicadores de sinais. Em quais locais se colocam as torres de comunicação ou rádios para diminuir as interferências e a oscilação de sinais?

Tudo isso é analisado no Site Survey, que oferece relatórios com recomendações importantes para uma rede corporativa mais eficiente.

Como fazer o Site Survey?

Para analisar a performance da rede corporativa, o Site Survey abrange um conjunto de práticas, quais sejam:

  • Estudo da planta baixa do local para verificar a existência de obstáculos que dificultam o sinal;
  • Identificação das áreas de cobertura e da capacidade de transmissão de dados;
  • Análise da qualidade do sinal e da quantidade de pontos de acesso;
  • Análise do canis interferentes;
  • Análise do nível de segurança e da mobilidade oferecida (roaming);
  • Verificação do posicionamento de antenas e das facilidades de pontos de alimentação;
  • Identificação dos equipamentos indicados para a situação.

Em suma, pode-se dizer que para fazer o Site Survey é preciso mapear todo o ambiente física ou área a ser trabalhada, bem como cabeamento, softwares, equipamentos e acessórios necessários para suprir a demanda da empresa. Assim, ele poderá conferir benefícios ao negócio.

Como as empresas se beneficiam dessa tecnologia?

O maior benefício que o Site Survey proporciona para as empresas é conferir eficiência à rede Wi-Fi. Como esse procedimento verifica problemas e estabelece práticas para preveni-los e combatê-los, ele auxilia no planejamento que implanta o wireless de alta performance.

Quando falamos de radiocomunicação, o site survey é uma vantagem por si só, pois ajuda a implantar novos projetos ou a rever projetos já instalados. Ele embasa a conduta do técnico de direcionar ou remanejar pontos de comunicação, reposicionar ou reconfigurar um sistema de radiocomunicação, ampliar o número de dispositivos integrados e de pontos de comunicação, além de aumentar a área de cobertura da rede.

De forma sucinta, o site survey é o primeiro passo para implementar um projeto de redes Wi-Fi, já que as informações levantadas durante o estudo é que dão subsídio para as demais etapas. Não custa lembrar também que o dimensionamento de recursos e ferramentas da infraestrutura empresarial contribuem para que o gestor evite gastos desnecessários e problemas futuros em casa de possíveis expansões, bem como evita problemas de segurança.

O site survey é um estudo imprescindível para a empresa que deseja ter uma rede corporativa de alta performance. Para realizá-lo, é preciso considerar uma série de fatores que abrangem desde o ambiente físico até o comportamento dos usuários. Com o auxílio de uma consultoria em TI, é possível realizar um ótimo levantamento que embasará a implantação do seu projeto. Que tal contar com a 4Infra para te ajudar nessa tarefa?


15 de outubro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down