(031) 3195-0580
4infra

Wifi Corporativo e gerenciável: o que é e como ter um

Wifi Corporativo e gerenciável: o que é e como ter um

A tecnologia Wi-Fi é utilizada no cotidiano das residências e das empresas. Um bom uso depende da adequação à demanda, seja onde for. Por isso, o WiFi corporativo precisa ser robusto, potente e com alto desempenho, de forma a contribuir para a produtividade na rotina de atividades.

Ao contrário do Wi-Fi comum, que não precisa ser altamente planejado, implementado, configurado e gerenciável, o WiFi corporativo é um aliado do negócio. Veja os benefícios que ele pode proporcionar às empresas.

O bom custo-benefício do Wifi Corporativo

Um gestor que possui um mindset voltado para uma infraestrutura de TI planejada sabe a importância do Wi-Fi Corporativo. Especialmente porque o investimento possui um ótimo retorno quando essa solução é pensada para atender precisamente às demandas do negócio. E o primeiro ganho é a mobilidade.

Os dispositivos móveis tornaram-se ferramentas estratégicas para os negócios, contribuindo para que os colaboradores possam trabalhar remotamente na rede empresarial. O resultado dessa possibilidade é a otimização do tempo, o que aumenta a produtividade e, consequentemente, os ganhos da empresa.

Há, porém, uma preocupação pertinente com o crescimento da mobilidade empresarial: segurança. Aparelhos desconhecidos podem ter acesso ao Wi-Fi corporativo se o gestor não adotar práticas eficientes de segurança da informação. Felizmente, elas existem. O MAC address, por exemplo, é uma espécie de digital do aparelho que se conecta à rede. É possível configurar a rede para permitir acesso apenas desses dispositivos.

Outro ponto de bom custo-benefício do Wi-Fi corporativo é que ele não depende de reformas e adaptações no espaço físico para funcionar. Sabe aquelas dezenas de metros de cabos para a internet que você utilizava? Não são necessários.

Continuidade de processos

Outro benefício do Wi-Fi corporativo é possibilitar a continuidade de processos e o bom rendimento do pessoal. Quando a rede é planejada, ela apresenta uma estabilidade maior, adequada à demanda, diminuindo o número de interferências. Em outras palavras, é mais robusta e possui mais recursos que dão suporte à atividade empresarial.

Controle de banda, rastreamento de usuários e visibilidade de tráfego são algumas funcionalidades que contribuem para que os negócios da empresa estejam funcionando a todo vapor.

Controle de acesso

Uma das características vantajosas do Wi-Fi corporativo é a integração com programas que efetuam o controle de acesso, contribuindo para a segurança da informação. O firewall, dispositivo ou software, monitora todas as conexões de rede, limita a largura de banda por sinal SSID ou por uma VLAN conforme a regra do negócio.

Isso significa bloquear as tentativas de acesso a determinados sites, rastrear requisições inseguras provenientes de agentes externos, e impedir a conexão de outros usuários à rede corporativa.

Os gestores podem configurá-lo nos roteadores e modems (dispositivos de acesso à rede), no sistema operacional do usuário ou em equipamento próprio. Mas sua ideia é sempre a mesma: reduzir as ameaças.

Possibilidade de ampliação

Sua empresa vem crescendo em um bom ritmo, sinal de que a administração e as finanças estão andando juntas e de forma harmoniosa. À medida em que o negócio desenvolve, é preciso ampliar a capacidade da rede corporativa para atender à demanda crescente, certo?

Mas e se sua rede não for um Wi-Fi corporativo de alta performance? Será preciso adicionar mais cabos, melhorar a infraestrutura interna para ela ser mais robusta. Ou seja, muitos gastos.

Se você quer evitar esses custos, a solução é contar com um Wi-Fi corporativo. Com um ponto de acesso, é possível atender a vários usuários com rapidez e sem custos adicionais. Porém, destacamos novamente que isso só é possível quando há um bom planejamento antes de implantar essa tecnologia.

Se você deseja usufruir de todos os benefícios de um Wi-Fi corporativo e gerenciável, deve procurar auxílio para fazer um planejamento eficiente antes de adotar essa tecnologia em seu negócio.

Uma boa consultoria de TI, como a 4infra, é essencial para planejar, instalar e acompanhar o funcionamento dessa rede de alta performance. Que tal experimentar nossos serviços?


11 de outubro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down