O WIFI da sua empresa está lento? Saiba como resolver!

O WIFI da sua empresa está lento? Saiba como resolver!

Poucas coisas irritam mais o gestor quando ele percebe que o Wi-Fi da sua empresa está lento. Uma rede devagar significa baixa produtividade e, consequentemente, menos lucro. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais para corrigi-los o quanto antes. Existem práticas simples que o próprio gestor pode adotar por conta própria quando notar que o Wi-Fi da sua empresa está lento. Confira!

Verifique se o problema é o Access Point

Em boa parte dos casos de Wi-Fi lento, o problema pode ser no Access Point. Para saber se a culpa pela lentidão na rede é do equipamento, limite a conexão de aparelhos à rede, incluindo notebooks e dispositivos móveis. Com todos eles desconectados, faça um teste de velocidade da internet.

É comum que aconteça queda de velocidade quando muitos equipamentos se conectam à rede. Se isso ocorrer e o problema não for o Access Point é hora de rever o planejamento do wi-fi corporativo, porque ele parece não estar adequado à demanda.

A lentidão também pode ser causada por um firewall mal dimensionado. Ele pode não estar dando conta da velocidade contratada. Por isso, trocar por um modelo mais moderno pode ser uma boa opção.

Reinicie o Access Point

Se o Wi-Fi da sua empresa está lento, pode ser um problema nas rotinas de gerenciamento de rede. Como assim? O Access Point wireless, especialmente os mais modestos, não suportam essas rotinas por muito tempo. Se o equipamento fica ligado muitos dias seguidos, pode ficar sobrecarregado devido ao cache para logs do sistema e a outras atividades.

Por isso, reinicie o Access Point. Isso pode ser feito pelo botão de ligar/desligar do aparelho, retirando o plug da tomada ou por meio da página de configuração do mesmo.

O WIFI da sua empresa está lento? Saiba como resolver!Mude o Access Point de posição

Algo muito comum em redes corporativas não planejadas é o posicionamento errôneo do Access Point. Antes de implementar um Wi-Fi corporativo, é preciso considerar os obstáculos e outros equipamentos que podem interferir no sinal. Essa pode ser a explicação para a lentidão da internet da sua empresa.

Então, faça um teste mudando o equipamento de posição, deixando-o mais próximo da maioria dos equipamentos que utilizam a internet e longe dos aparelhos que causam interferência. Você pode, também, tentar trocar a antena do Access Point por uma de maior intensidade, se for o caso.

Reconfigure o Access Point

Se você notar que o Wi-Fi da sua empresa está lento, faça uma reconfiguração do Access Point. Essa prática pode melhorar a segurança e evitar interferências. Em algumas empresas, é possível que a rede fique comprometida (principalmente se não há bons dispositivos de segurança ou se eles são inadequados) com o uso de terceiros.

Por isso, é interessante alterar a senha de acesso, a senha para a página de configuração do Access Point e modificar o sistema de criptografia antigo para um mais moderno (de WEP para WP2).

No caso de interferências de redes vizinhas, mude o canal nas configurações do Access Pont. Você pode utilizar programas como o Xirrus Wi-Fi Inspector no PC ou o Wifi Analyzer para dispositivos com sistema Android. Assim, descobre em qual canal a rede de terceiros está operando e configure seu roteador para trabalhar em um canal que não é utilizado.

Instale repetidores wireless

Outra boa forma de resolver a lentidão da internet é aumentar a intensidade de sinal instalando repetidores wireless. Esses equipamentos fazem parte de uma infraestrutura de rede de alta performance, porque são formas de superar os obstáculos físicos que interferem no alcance dos sinais.

Reforce a segurança

O Wi-fi da sua empresa está lento. Já pensou que pode ser uma falha de segurança que está interferindo na conexão? A ação maliciosa de estranhos pode modificar as configurações da rede e comprometer a banda que é distribuída. Isso acontece em empresas que não têm uma boa política de segurança da informação ou dispositivos fundamentais de segurança, como o firewall.

Se nenhuma dessas práticas for eficiente, a solução é chamar um técnico para descobrir o motivo que o Wi-Fi da sua empresa está lento. Daí a importância de se ter um Wi-Fi corporativo planejado e de alta performance em seu negócio. A lentidão está relacionada, em muitos casos, com o desconhecimento do usuário.

Com uma consultoria de TI para planejar sua rede corporativa, esse problema não acontecerá. Conte conosco!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
17 de outubro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
Como instalar e Configurar Antena UniFi | 4infra
22 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down